7.12.2012

Na via expresso Cacuaco-Viana


"Kimbandeiro" detido por transportar jibóias



Luanda –Pereira Dimisso Zibika foi detido nesta quarta-feira, 11, pelo Comando de Divisão Municipal de Cacuaco, em Luanda, por transportar, no carro que conduzia, duas jiboias vivas. Em declarações à imprensa, o cidadão que exerce a actividade de terapeuta tradicional disse que possui os animais de dois metros e meio há 29 anos, e as recebeu dos avôs.

Os animais foram descobertos porque um dos filhos terá dado boleia a uma senhora e as jibóias atraída pela presença da pessoa estranha saiu do saco em que se encontrava guardada amedrontando-a.
De acordo com a nossa fonte o terapeuta tradicional assegurou que tem os animais como herança dos meus avôs e que têm servido para curar pacientes com impotência sexual, distúrbio mental, cabeça aberta, infertilidade, diabetes, tuberculose, hemorróidas, ferida crónica, feitiçaria, ente outras doenças.


A assustada com o sucedido, a senhora gritava bastante e o motorista entrando em pânico, abandonou a viatura na via expressa Cacuaco-Viana, onde foi encontrada pela polícia que contactou um domador para controlar os répteis.

Questionado sobre a legalidade da posse das jibóias, o terapeuta conhecido por " doutor Pereira Dimisso Zibika" disse que possui documentos que lhe dão a posse dos animais, por isso anda e trabalha com as duas jibóias. "Eu ando com as mesmas dentro da viatura por uma questão de segurança e não as deixo em casa por causa dos filhos, porque pode ser perigoso", justificou-se o terapeuta.

Quanto à sua detenção pelas autoridades policiais, afirma não ter razão de ser na medida em que ele é reconhecido como médico tradicional e lamentou o facto de terem levados os répteis para o parque da Kissama.




Polícia detido por matar cidadã angolana

Luanda - A Polícia Nacional deteve na última terça-feira, 10, em Luanda, o cidadão Laudsom da Silva Cassule, de 38 anos de idade, por ter feito um disparo com arma de fogo, do qual resultou a morte de uma cidadã angolana. Segundo um comunicado de imprensa da corporação, o mesmo é efectivo da Polícia Nacional colocado no Comando Provincial de Luanda e se encontra detido à ordem da Direcção Provincial de Investigação Criminal (DPIC) no processo-crime por homicídio.

Fonte: Angop

Sob o mesmo foi ainda instaurado um processo disciplinar nos termos do regulamento em uso na Polícia Nacional. Laudsom da Silva Cassule envolveu-se na rua Machado Saldanha, distrito do Kilamba Kiaxi, numa situação de trânsito com um taxista que circulava com a viatura de marca Toyota Hiace, cor azul e branca, matricula LD-19-53-CP, com passageiros a bordo.

Na sequência do desentendimento, este efectivo da polícia, que se fazia transportar pela sua viatura, empunhou a arma de fogo, efectuando disparo direccionado ao motorista da referida viatura, que veio a atingir mortalmente uma cidadã que se encontrava no banco de trás, trajando calça jeans, blusa cinzenta e que trazia consigo uma bebé menor de um ano ao colo.

Apesar de até ao momento não possuir mais elementos identificativos da cidadã, o comando provincial lamenta profundamente pelo passamento físico e endereça os mais profundos sentimentos de pesar à família enlutada.

Jovens manifestam-se e exigem de JES explicações pelo desaparecimento de dois manifestantes

Luanda - A menos de sessenta dias para realização das eleições gerais de em Angola mais um grupo de jovens pretendem sair à rua no próximo sábado, 14 de Julho.
Fonte: VOA
A manifestação está a ser convocada pelo movimento juvenil denominado Jovens Unidos da Sociedade Civil. O objectivo é protestar contra a recandidatura de José Eduardo dos Santos à Presidência da República nas próximas eleições de 31 de Agosto.

Os organizadores querem também exigir explicações pelo desaparecimento de Isaías Kassule e Alves Kamulingue, cidadãos supostamente raptados por elementos afectos às forças da ordem em finais de Maio durante uma manifestação pública realizada por ex- militares angolanos.

Hugo Kalumbo um dos organizadores e porta-voz do Grupo diz que a marcha visa por outro lado chamar atenção da comunidade internacional sobre os vários problemas que se vivem no país, numa altura em que se preparam as eleições gerais.

A marcha a ter lugar a 14 de Julho a partir das 9 horas da manhã terá início no Distrito Urbano do Sambizanga, no Mercado do São Paulo, um dos maiores centros de concentração de vendedores ambulantes em Luanda e termina no Tribunal Constitucional localizado na cidade Alta, imediações da Presidência da república.

Hugo Kalumbo afirma que os jovens vão à marcha determinados e preparados para darem as suas vidas por Angola sem temerem eventuais repressões mas salientou acrescentou que a manifestação será pacífica e de cariz cristão.

Os Jovens da Sociedade Civil alegam ter cumprido com todos os pressupostos legais para usufruírem do direito de manifestação consagrado na Constituição da República.

Recorde-se que a Human Rights Watch instou num relatório publicado recentemente o governo angolano a pôr imediatamente termo ao uso da força desnecessária contra manifestantes antigovernamentais pacíficos, defensores dos direitos humanos, jornalistas e políticos da oposição.

A Human Rights Watch também manifestou a sua preocupação com o facto dos meios de comunicação estatais parecerem estar a promover grupos anónimos que incitam à violência contra os manifestantes antigovernamentais.


Jovens saem a rua para exigir de  JES  explicações pelo desaparecimento de dois manifestantes

7.04.2012

Desmantelada rede de assaltantes

A Direcção Nacional de Investigação Criminal, (DNIC) apresentou ontem, em Luanda, dois homens acusados de assassinatos por disparo de arma de fogo e roubo de viaturas. De acordo com o director da DNIC, os crimes aconteceram na estrada entre Zenza do Itombe e Maria Teresa (Kwanza-Norte) e na localidade do Balombo, província de Benguela.

O comissário chefe Eugénio Alexandre afirmou que a Polícia Nacional tomou conhecimento do desaparecimento de cidadãos que dias depois eram encontrados mortos por disparos de arma de fogo. “Essas acções ocorreram na estrada entre Maria Teresa, Zenza do Itombe e Catete. Mas também entre Catete, Cabala e Cabo Ledo e na via do Ucua para Quibaxe. A Polícia Nacional desencadeou investigações que culminaram com a detenção dos autores materiais dos crimes e os compradores das viaturas”, disse Eugénio Alexandre.

Os salteadores dirigiam-se ao mercado do Quilómetro 30 e ao bairro Hoji ya Henda, onde alugavam viaturas, alegando que pretendiam transportar grades de cerveja, cimento e chapas de zinco. Chegados a acordo, durante o percurso um dos marginais solicitava ao motorista para que parasse a viatura sob pretexto de fazer necessidades fisiológicas. No local apareciam outros elementos que matavam o motorista e o cobrador, atirando os corpos para o capim. Os autores materiais do crime, disse o director da DNIC, são Dionísio da Conceição e António Francisco Soares.

Os compradores das viaturas roubadas são Anastácio Kitchemue, Marcos Cassinda e Augusto Wanga. Das nove viaturas roubadas, apenas seis foram recuperadas, na província do Huambo.

O responsável do departamento de combate ao crime organizado, superintendente chefe Almerindo Almeida, disse que os crimes começaram a ser cometidos no mês de Fevereiro deste ano.

Sublinhou que o grupo assassinou 20 pessoas e quatro outras estão desaparecidas. As viaturas roubadas eram comercializadas com a documentação na província do Huambo ao preço que variava entre 12 e 14 mil dólares.Almerindo Almeida disse que os crimes foram cometidos pelo mesmo grupo de marginais. A Polícia continua a investigar para deter outros s implicados nos crimes e que se encontram em fuga.

Tribunal Constitucional "chumba" Bloco Democrático

O Tribunal Constitucional angolano avalizou as candidaturas de apenas 5 partidos e quatro coligações para as eleições gerais de 31 de Agosto próximo, mas deixou em aberto a possibilidade de recursos para as formações políticas excluídas.

Os onze Juízes do Tribunal Constitucional reunidos em sessão plenária ontem pronunciaram–se e decidiram favoravelmente em relação a 9 formações políticas.
Os partidos políticos cujas listas de candidaturas foram aprovadas são os seguintes: MPLA, PRS, UNITA, FNLA, PAPOD.
As Coligações de Partidos Políticos cujas listas de candidatos foram aprovadas são as seguintes: CASA-CE (4 Partidos Políticos), ND (7 Partidos Políticos), CPO (4 Partidos Políticos), FUMA (6 Partidos Políticos).
Para o comentador político angolano, Reginaldo Silva, a decisão do tribunal configura mais um paço importante no sentido de se criarem as condições até ao dia 31 de Agosto.
Reginaldo Silva fala das formações politicas que estão de fora desta selecção do tribunal constitucional, mas recordou que ainda não é definitivo a aguardar pelas reclamações.

Para ele, as decisões dos juízes aos anunciados recursos de alguns partidos e coligações deverão ser conhecidas ainda no final desta semana, isto de acordo com os prazos previstos na lei.
No total estarão envolvidos no processo eleitoral e na disputa das eleições gerais 26 partidos políticos considerando os 5 que concorrem isoladamente e os 21 que concorrem coligados.

O Tribunal Constitucional vai dispor de outras 48 horas para decidir sobre as reclamações apresentadas. Terminado esse prazo e decididas as reclamações o Tribunal Constitucional procederá à divulgação definitiva das candidaturas e fará o seu envio para a Comissão Nacional Eleitoral (CNE) bem como para todos os mandatários das candidaturas.

Nagrelha no Reino Unidos


O grupo de kuduro “Os Lambas”, liderado pelo cantor Nagrelha, será a grande atracção do I Festival de Kuduro do Reino Unido, a decorrer de 06 a 14 do corrente mês, nas cidades de Londres, Newcastle e Birmingham.
Fonte: Angop

O presidente da promotora de eventos “Benguela Prodution”, Nelson Tavares, que avançou a informação hoje, quarta-feira, à Angop, a partir de Londres, capital do Reino Unido, disse que o evento está a suscitar muita expectativa por parte do público.
O festival, a ser realizado pelas promotoras “Benguela Prodution” e “Da Cunha 13”, vai contar ainda com a participação do kudurista The Game Walla, o grupo SOA, entre outros artistas,
Segundo o responsável, há muito interesse do público, não só dos angolanos, como também dos britânicos e estrangeiros residentes no Reino Unido, visto que o ritmo kuduro é muito apreciado na região.
“Muitos dos bilhetes do show já foram vendidos. O ritmo kuduro é muito apreciado nessas paragens, embora tocado e misturado com outras tendências musicais por cantores americanos e brasileiros. Mas a partir desse festival vão conhecer o verdadeiro Kuduro”.
Referiu que um dos principais objectivos do certame é mostrar a origem e essência do kuduro, além de outros aspectos da cultura angolana.
“Muitos britânicos e cidadãos de outros países aqui da Europa gostam do kuduro, mas desconhecem as suas origens, julgando ser um estilo americano, brasileiro ou das Antilhas. Por outro lado, há cantores de outras nacionalidades que usam o nosso estilo e estão a fazer muito sucesso e a ganharem muito dinheiro com isso, enquanto que os criadores originais são valorizados”, afiançou.